top of page
Âncora 2
Âncora 1

Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você




Do aquecimento global ao desmatamento, do plástico no mar ao desperdício de alimentos, certamente tem alguma coisa acontecendo no planeta que te incomoda profundamente e te provoca uma imensa vontade de agir.


E o que você faz?


O Portal "É conosco" tem conversado com pessoas que transformaram sua indignação em ação e no artigo de hoje selecionamos algumas delas para te inspirar, fazer refletir e... agir.


José Bueno – Arquiteto Social e ativista


José Bueno – Arquiteto Social que com seu parceiro Luiz de Campos Jr criou o Projeto Rios e Ruas - @rioseruas, no documentário A Água Que Falta (2019) nos explicou que fomos aprendendo a conviver com os rios da cidade cobertos e nos afastamos da água, Em sua visão é preciso que a cidade coexista com seus rios.


O Rios e Ruas se coloca como um “espaço” para reconhecer a natureza de rios soterrados por ruas e construções contribuindo assim para despertar uma compreensão afetiva sobre o uso do espaço urbano.


Seth Siegel - Empresário, escritor e ativista


O empresário, ativista e escritor Seth Siegel, nos contou no mesmo documentário que em Israel a água é cobrada de todos. Se uma agência de governo quiser lavar seus parques, irá pagar pela água como qualquer cidadão. Isso faz com que todos queiram tecnologias que reduzam as perdas de água.


Seth é autor do best-seller do New York Times de 2015, Faça-se A Água - Ed. Educ (2016): a solução de Israel para um mundo faminto pela água que narra como aquele país resolveu seu problema hídrico e tem, atualmente, água em abundância.


Nayara Castiglioni – Estudante e ativista


A ONG Engajamundo - @engajamundo, é uma organização de liderança jovem e feita para jovens que acredita na importância da atuação da juventude para enfrentar os maiores problemas ambientais e sociais do Brasil e do mundo.


Trabalham com a missão de conscientizar os jovens brasileiros de que mudando a si mesmo, o seu entorno e se engajando politicamente, eles podem transformar sua realidade.


Ainda no documentário A Água Que Falta (2019) conversamos com a Nayara Castiglioni que até então era Coordenadora do “Engaja” – Ela nos disse acreditar que além dos cuidados básicos para não desperdiçar a água é necessário mudar a nossa relação da água.


Luciana Quintão - ONG Banco de Alimentos e ativista


A ativista, fundadora e Presidente da ONG Banco de Alimentos - @ongbancodealimento, Luciana Chinaglia Quintão iniciou seu ativismo como uma "desobediente civil", doando alimentos quando a legislação ainda não permitia essa prática. Ela nos deu a ideia original para o documentário Cultura do Desperdício (2017), e nele falou sobre a falta de acesso ao alimento como desperdício de um direito de todos.


O trabalho de combate a fome realizado pela ONG Banco de Alimentos é baseado em 3 pilares fundamentais: Evitar o desperdício, aproveitar melhor os recursos disponíveis e compreender o problema.


Fabrício Soler – Advogado e ativista


O advogado especializado em Direito do Ambiente e Direito dos Resíduos Fabrício Soler, com notória atuação com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Lei de Saneamento Básico, também no documentário Cultura do Desperdício (2017), falou sobre a importância de o cidadão comum entender o direito ambiental como prática diária pois situações como a crise hídrica afetarão o dia a dia das grandes cidades.


Claudio Spinola – Educador ambiental e ativista


O ativista Claudio Spinola, fundador e Sócio-Diretor da Morada da Floresta - @moradadafloresta, que realiza ações e projetos para estimular a prática da compostagem doméstica e educação ambiental, nos explicou a importância de fechar o ciclo separando os resíduos orgânicos, encaminhando para a compostagem, transformando em adubo para plantar gerando um novo alimento.

É um erro classificar o resíduo orgânico como não reciclável.


Richard Lee – Sustentabilidade corporativa e ativista


Algumas empresas estão adquirindo consciência do seu papel na sociedade e sabem que podem lutar por um mundo melhor. Richard Lee – Gerente Corporativo de Sustentabilidade da Ambev, nos contou no documentário A Água Que Falta (2019) como foi a iniciativa da empresa em criar um negócio social com apoio a projetos no semiárido para os brasileiros que não tem acesso a água.


André Palhano – Empreendedorismo Social e ativista

O jornalista André Palhano, é o realizador da Virada Sustentável – @viradasustentavel, o principal festival de sustentabilidade realizado no Brasil.


Conhecedor do tema, discorreu sobre a fragilidade da nossa relação com a água e constatou que só damos importância e percebemos que ela existe quando falta.

Acredita que adotar a sustentabilidade ou respeito com os recursos naturais, não tem a ver com limitação da nossa qualidade de vida.


Cido Martins – Reciclázaro e ativista


Já o Cido Martins - Supervisor da Associação Recilázaro - @reciclazaro, fala sobre a importância das cooperativas no processo de reciclagem que além de recuperar plástico, é capaz de reciclar seres humanos resgatando sua dignidade.


Buscando a inclusão no mercado de trabalho formal, criando alternativas de geração de emprego e renda adaptáveis a realidade dos acolhidos, todos os programas da Reciclázaro contêm um forte componente de reinserção social para que a pessoa adquira as condições necessárias para voltar a participar da vida em sociedade.


Jaqueline Vieira e Fábio Prado “Fula” – Cidadãos ativistas


Também gravamos depoimento dos ativistas Jaqueline Vieira do Projeto Manguezal - @projetomanguezal, e Fábio Prado “Fula” do Psicoletores - @psicoletores, que nos falaram da importância da parceria e união nas lutas de interesse comum para sensibilizar a sociedade e vencer as dificuldades para preservar uma área de restinga e manguezal e transformá-la em área de proteção ambiental.


Guilherme Castagna - Engenheiro civil e ativista

O engenheiro civil e Sócio Diretor da Fluxus Designer Ecológico, Guilherme Castagna, conta sobre seu espaço de criação de projetos que lidam com a água numa perspectiva sistêmica - manejo integrado de água, oferecendo um novo olhar para os recursos hídricos.


Em seus projetos, tem procurado combinar as competências da engenharia com o olhar da permacultura para harmonizar a relação das pessoas com a Água.


Assista outros depoimentos inspiradores no nosso canal no Youtube. Acesse clicando na imagem abaixo.

Se você está buscando uma causa para chamar de sua, conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ONU).

São 17 motivos para você se inspirar, refletir e... agir.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Portal É conosco



Veja também: Cláudio Makoto - Diretor Executivo da Hydromania fala sobre a importância de cada um fazer a sua parte olhando para o próximo com solidariedade. Todos podem doar algo e buscar evoluir como pessoa.



bottom of page