• É conosco

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE CONSUMO E CONSUMISMO?


Você sabe a diferença entre consumo e consumismo? - Portal É conosco

O consumismo é um estilo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade), frequentemente atribuído pelos meios de comunicação social.


A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário. Já o consumismo, se caracteriza pelos gastos excessivos em produtos supérfluos.



A dinâmica da sociedade em que vivemos cria um ciclo que a primeira vista é virtuoso, mas na verdade é perverso: quanto maior o consumo, maior a necessidade de produção que gera mais empregos, que aumentam a circulação de dinheiro na economia e que acaba sendo revertida para o próprio consumo. Este é o problema. Este ciclo que intensifica a produção, aumenta a extração de matérias-primas e o consumo de energia, muitas vezes, de fontes não-renováveis gerando maior desgaste do meio ambiente (poluição de água, do ar e degradação das florestas).



A forma como nos alimentamos, produzimos e consumimos em nossa sociedade está esgotando a natureza


O ilustrador e animador inglês Steve Cutts produz animações de curta duração que criticam nosso modo de viver e são bem didáticas como o “MAN”