• É conosco

CAMPO E SUSTENTABILIDADE 2 O AMANHÃ É HOJE


A produtora Conteúdos Diversos tem trabalhado o audiovisual como uma poderosa ferramenta de entretenimento, informação e conscientização com objetivo de engajar a audiência nas questões da sustentabilidade.


Em fase de produção, o documentário Campo e Sustentabilidade 2 – O amanhã é hoje – investiga quais as tecnologias que permitirão um agronegócio mais sustentável, com menos abertura de áreas, menos agroquímicos e maior produtividade.


A exemplo do filme anterior, exibido na TV Cultura, Cine Belas Artes e em evento (seguido de debates) na Unibes Cultural, busca uma visão abrangente e ao mesmo tempo profunda identificando boas práticas na produção de alimentos.


Neste novo trabalho, os realizadores Sérgio Lopes e Sílvia Prado colocaram uma lupa nos seis biomas brasileiros trazendo características, problemas e soluções que muitas vezes estão longe das preocupações do cidadão urbano que desconhece onde e como é produzida a comida que chega a sua mesa.


"Atrás das câmeras estamos tendo o privilégio de conversar com produtores rurais, ativistas, cientistas e pesquisadores, liderança indígena, técnicos da sustentabilidade e do agronegócio, produzindo com pessoas que respeitamos e admiramos".

Sérgio Lopes e Sílvia Prado - Produtores audiovisuais


MAKING OF – veja um pouco da produção


O documentário conta com patrocínio do Rabobank Brasil via Lei Rouanet, apoio do The Nature Conservancy e a Conteúdos Diversos é signatária da Rede Brasil do Pacro Global.


Diversos pesquisadores da Embrapa participam com sua visão técnica e científica os produtores registram um agradecimento especial ao Júlio Centeno (Pesquisador Embrapa - Clima Temperado) que “abriu as porteiras” de conhecimento dos laboratórios, campos, indústrias, instituições e portos da equipe que visitou o Pampa Gaúcho.


Para dar uma prévia do que virá, selecionamos abaixo, frases de alguns dos entrevistados dos diversos biomas:


Luiz Barcelos - Agrícola Famosa - Portal É conosco

“Para o exportador, já no ano de 2000 começaram as exigências de fora, das certificações. Algumas certificações que nós temos, como o Rainforest Alliance, já não nos permitem mais desmatar uma área, nem com autorização das autoridades brasileiras”.


Luiz Barcellos – Produtor e exportador


Marcelo Britto - Presidente da ABAG - Portal É conosco

“Eu estou tomando cuidado de falar indícios de ilegalidade porque a gente não sabe se foi autorizado pelo governo do estado ou não. Então, você não combater o desmatamento ilegal no Brasil é uma insanidade econômica, é uma insanidade ambiental, é uma insanidade social, porque afeta o Brasil em todos os aspectos. Simplesmente só quem ganha com isso é o grileiro de terra. Eu não gosto nem de usar o nome grileiro de terra porque muita gente não entende. Grileiro de terra é o ladrão, é o cara que rouba patrimônio público”.

MARCELLO BRITO – Presidente da ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio


Walkyria Bueno Scivitaro - Pesquisadora Embrapa - Portal É conosco

“A pesquisa brasileira tem que ser muito resiliente para mostrar ganhos ambientais importantes. É a ciência que gera a tecnologia que vai gerar uma prática de manejo mais sustentável ou uma cultivar que será mais eficiente no uso da água”.

WALKYRIA BUENO SCIVITARO - Pesquisadora EMBRAPA


Maria Laura Louzada – Nutricionista – Nupens – Portal É conosco

“Hoje a gente tem uma disputa de sistemas alimentares. Um sistema alimentar que é baseado na monocultura, nos commodities, na produção de alimentos que não são alimentos. Que vão virar combustível, que vão virar parte de ração animal, que vão virar frações de alimentos ultraprocessados, e um outro sistema que eu digo que é o sistema que produz comida da mesa. Que produz arroz, feijão, cenoura, batata, mandioca. E a gente sabe também que existe uma assimetria de poderes nesses dois sistemas".

MARIA LAURA LOUZADA – Nutricionista - NUPENS


Maria Laura Turino Mattos - Pesquisadora Embrapa  – Portal É Conosco

“A microbiologia do solo no ambiente agrícola ganhará uma importância significativa nos próximos anos. Na “revolução verde do Brasil”, ela não era uma disciplina prioritária, mas agora temos a perspectiva de que até 2025 o Brasil será líder na produção de bio insumos”.

MARIA LAURA TURINO MATTOS - Pesquisadora EMBRAPA


CARLOS MONTEIRO – Coordenador do Nupens – Portal É Conosco

""A gente tem que mudar essa ideia de que a alimentação é uma escolha individual. Ela é um projeto de sociedade. Ela é um projeto de mundo. E que sistema elementar a gente quer?”

“O Brasil, daqui a alguns meses, vai finalmente começar a rotular os alimentos de uma maneira útil para a população. Porque os rótulos que a gente tem hoje, são mais propaganda dos alimentos de que esclarecimento ao consumidor”.

CARLOS MONTEIRO – Coordenador do Nupens


Edenise Garcia - Diretora de Ciência na The Nature Conservancy – Portal É Conosco

“Temos muito que aprender. Estamos num estágio muito primário de exploração da Amazônia, cortando a floresta, ignorando o valor que ela tem em termos de serviços e de riqueza. Se fala muito: "Ah, a gente quer gerar, trazer mineração, trazer commodities para gerar mais riqueza para a Amazônia". Mas a riqueza já está lá. Temos que olhar para essa riqueza que está lá e ser mais inteligente economicamente também, no sentido de explorar aquilo, porque tá tudo lá, é só uma questão de bom senso e pesquisa”.

EDENISE GARCIA - Diretora de Ciência na The Nature Conservancy


Fabiana Alves - Head Corporate Bank Rabobank Brasil - Portal É conosco

“Sustentabilidade (ESG) não é mais um segundo tema dentro das operações agrícolas. É parte de toda e qualquer decisão. Nosso cliente necessariamente avalia seu investimento baseado não só na taxa de retorno, mas também o quanto que aquele investimento está contribuindo para reduzir a sua pegada de carbono ou mitigar efeitos do risco climático ou que ainda, tenha um efeito de regeneração na agricultura”.

FABIANA ALVES – Head Corporate Bank Rabobank Brasil


Fernando Rechsteiner – Presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Diretor da FARSUL e Produtor Rural – Portal É Conosco

“A pesquisa e a tecnologia, aliadas ao setor produtivo, permitem variedades de arroz que demandam menos recursos hídricos, com alto potencial produtivo, com ciclos mais curtos que otimizam a utilização dos nossos recursos naturais sem a necessidade de aumentar áreas de produção”.

FERNANDO RECHSTEINER – Presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Diretor da FARSUL e Produtor Rural


Marcos – Consultor Agrícola - Portal É conosco

Eu iniciei há dois anos fazendo capacitação, oficinas de capacitação em manejos nutricionais, manejos biológicos de solo, treinando os agricultores a serem produtores orgânicos com as técnicas orgânicas e certificando seus sítios. O propósito era criar possibilidades de cultivos mais sustentáveis para trazer renda para os agricultores do assentamento”.

Marcos – Consultor Agrícola


ARLINDO BARÉ – Liderança Indígena do Povo Baré – Portal É Conosco

“A gente vive ali no Rio Negro... Nossa sabedoria tem muito a ver com o cuidado que a gente tem com a natureza e a água tem um papel fundamental nessas nossas tradições, por isso somos conhecidos como o povo do rio”.

ARLINDO BARÉ – Liderança Indígena do Povo Baré



EDNA FERRONATO - Pesquisadora em tecnologia em ciências agrícolas

“O futuro do Brasil é o Brasil Certificado que tenha rastreabilidade, metrologias e consiga quantificar os resultados e otimizar a produção.

Precisamos também cada vez mais focar as indicações geográficas (procedência e denominação), nicho de mercado que agrega valor a determinados produtos agrícolas e artesanais”.


EDNA FERRONATO - Pesquisadora em tecnologia em ciências agrícolas

 

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Sérgio Lopes | Produção Executiva: Sílvia Prado | Direção: Paula Galacini e Sérgio Lopes | Direção de Fotografia: Pichi Martirani | Câmera 2: Lucas Slater | Técnico de Áudio: Ozzy | Produtor 1: Jorginho | Produtor 2: Amanda Lopes | Eletricista 1: Silvanio Rodrigues | Eletricista 2: Daniel Rodrigues | Assistente de Produção Executiva: Beatriz Baboghluian | Pesquisa: Mariana Quartucci | Argumento: Francisco Alves | Roteiro: Camila Gonzato. Equipe Porto Alegre - Produtor: Rodrigo de Freitas Ramos| Assistente de Contra Regra: Bruno Lorenzen | Técnico de Áudio: Fábio La Ronda | Motorista: Natanael dos Santos Genes.

...................................................................................................

O documentário Campo & Sustentabilidade 2 - O amanhã é hoje - está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15.

ODS15 – Vida terrestre tem como foco proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Conheça o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 – ODS15 – Vida terrestre