• É conosco

EFEITO ESTUFA... TEM SOLUÇÃO?


Efeito estufa - Portal É conosco

O progressivo aumento na concentração dos gases de efeito estufa, tem elevado a temperatura global do planeta. A potencialização do efeito estufa pode resultar em sérias consequências para a vida na Terra.


O 1º CATÁLOGO DE AÇÕES PARA REDUÇÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA NOS MUNICÍPIOS É UMA FERRAMENTA QUE PODE SER ADOTADA JÁ!


Na última sexta feira (20|08) o Observatório do Clima apresentou uma plataforma com uma lista de ações adequadas a cada setor emissor e cada tamanho de cidade.


Trata-se do Guia publicado pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) que em sua introdução informa ser uma lista de soluções para redução, neutralização ou remoção de emissões de gases de efeito estufa ou para adaptação local aos efeitos da mudança do clima, considerando diferentes atividades econômicas nos municípios.


O SEEG Municípios é um novo módulo do SEEG no qual é possível saber quanto cada um dos 5570 municípios brasileiros emitiu, e em quais setores: Energia, Mudança de Uso da Terra e Florestas, Agropecuária, Processos Industriais e Tratamento de Resíduos.


O lançamento foi feito de maneira aberta no canal do Observatório do Clima e contou com cinco seminários para discutir as características das emissões de cada região do país além de um breve vídeo explicativo que pode ser conferido abaixo.


Uma série de infográficos facilita a visualização dos problemas indicam soluções e apontam que o controle do desmatamento, a promoção de práticas agrícolas de baixo carbono, a regulação e estímulo das energias renováveis e eficiência energética bem como a redução, reciclagem e correta destinação de tratamento de resíduos são os grandes desafios das cidades para contribuir com a agenda climática do Brasil e do mundo.