top of page
Âncora 2
Âncora 1

COP-26: O que você tem a ver com isso?


COP26 - Portal É conosco

No último domingo (31|10) começou em Glasgow, na Escócia, a COP-26, principal cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) para debater questões relacionadas ao clima.


A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, segundo António Guterres, secretário-geral da ONU, é a “última chance de – literalmente – virar a maré”, referindo-se às mudanças climáticas que já afetam o mundo.


Relatório divulgado no início de outubro pelo *IPCC, da ONU, não deixa margem de dúvida:

OS HUMANOS SÃO RESPONSÁVEIS PELO AQUECIMENTO OBSERVADO NA ATMOSFERA, TERRAS E OCEANOS


O estudo aponta que a temperatura da superfície global da Terra subiu 1,09 ℃ entre o período de 1850-1900 e a última década.


O Relatório Especial do IPCC sobre Mudança Climática, aborda desertificação, terra degradação, gestão sustentável de terras, segurança alimentar e fluxos de gases de efeito estufa em ecossistemas terrestres.


Mostra que a velocidade com que o CO₂ atmosférico aumentou desde o período da Revolução Industrial (1750) é pelo menos dez vezes mais rápida do que em qualquer outra época durante os últimos 800 mil anos, e entre quatro e cinco vezes mais rápida do que durante os últimos 56 milhões de anos.


AS METAS DO ACORDO DE PARIS ESTÃO FICANDO PARA TRÁS


O Acordo de Paris surgiu na COP21 (2015), quando os países participantes assumiram o compromisso de apresentar seus planos e o quanto reduziriam suas emissões, e a cada cinco anos voltarem com um plano atualizado que deveria trazer novas metas possíveis.

O problema é que os compromissos estabelecidos em Paris não chegaram nem perto de limitar o aquecimento global a 1,5 grau.


Permafrost - Portal É conosco
Permafrost – tipo de solo encontrado na região do Ártico

O relatório aponta ainda que, se o aquecimento global ultrapassar o limite de 2º Celsius estabelecido no Acordo de Paris, provavelmente as terras férteis se transformarão em desertos. Haverá um colapso das infraestruturas com o degelo do permafrost, constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congelados, e a seca e os fenômenos meteorológicos extremos colocarão em risco o sistema alimentar.


No evento de abertura da COP26, o primeiro-ministro Boris Johnson declarou que “A humanidade tem, há muito tempo, corrido com o relógio das mudanças climáticas. Estamos a um minuto da meia-noite e precisamos agir agora”.


Veja a fala de Boris Johson na abertura da COP26, em transmição pela CNN Brasil:


“Se não falarmos sério sobre mudanças climáticas hoje, amanhã será muito tarde para nossos filhos o fazerem”

Boris Johnson


A ativista Greta Thunberg não está na programação oficial da COP26, mas protestou junto a ativistas em Londres, na sexta-feira (29), por medidas mais efetivas contra as mudanças climáticas no planeta e participou de um protesto nas ruas de Glasgow na Escócia nesta segunda-feira (1º).


Para o jornal “The New York Times” Greta declarou:

“Promessas sem ação de verdade não vai mais colar”


Nossa Casa Está Em Chamas - Portal É conosco
Livro lançado em 2018
"Alguns compromissos firmados pelos governantes em Glasgow poderão afetar diretamente o nosso dia a dia.
Eles podem determinar, por exemplo, se você vai dirigir um carro a gasolina ou elétrico num futuro próximo"
 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 15 - ODS15 - Vida Terrestre - Portal É conosco







 

FONTES:

* Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)

 


bottom of page