• É conosco

COP26 - AINDA DÁ TEMPO?



A reunião do G20 que precedeu a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, não conseguiu fechar um acordo para descontinuar o uso do carvão, e seus subsídios.


A COP26, vista como a última chance de evitar uma catástrofe ambiental, reúne mais de 30.000 delegados, entre eles, chefes de estado, especialistas em clima e ativistas para tentar um acordo de ação para enfrentar a mudança climática.


Estamos vendo eventos climáticos mais extremos ocorrendo em todo o mundo - incluindo ondas de calor, inundações e incêndios florestais.


No sábado, dia 6, uma passeata pacífica organizada para pedir “justiça climática” reuniu mais de 100.000 participantes em Glasgow, e aproximadamente 500.000, no Reino Unido.


Com o bordão:

“O que nós queremos? Justiça climática! Quando queremos? Agora!”,

Os jovens ativistas mostraram ao longo da manifestação, sua insatisfação com o que acreditam ser “papo furado” dos adultos que não conseguem colocar seus interesses abaixo das questões que importam para o futuro do planeta.


OS JOVENS NÃO ACREDITAM QUE O DISCURSO DOS ADULTOS SE TRANSFORMARÁ EM AÇÃO


Pesquisa do Newsround - BBC mostra que três em cada cinco jovens com idade entre 8 e 16 anos de idade disseram não achar que suas vozes estão sendo ouvidas sobre a mudança climática.


Pesquisa do Newsround - BBC - Portal É conosco

Quando questionados sobre as medidas tomadas pelos adultos para enfrentar o problema, mais de dois em cada cinco (41%) disseram que não confiam nos adultos para enfrentar os desafios que as mudanças climáticas apresentam.


É conosco separou algumas frases que traduzem o pessimismo que a falta de ação está provocando:


"É hora de dizer basta. Chega de maltratar a biodiversidade. Chega de nos matarmos com o carbono. Chega de tratar a natureza como lixo. Basta de queimar, perfurar e minar cada vez em maior profundidade. Estamos cavando nossa própria cova"

António Guterres - Secretário-geral da ONU

“Estamos em um desastre que está acontecendo todos os dias. Não podemos ficar calados sobre a questão climática.”

Vanessa Nakate – Ativista de Uganda

“Se falharmos, nossos filhos não nos perdoarão. Eles vão nos julgar com amargura e vão ter razão”

Boris Johnson - primeiro-ministro britânico

“O clima estável com estações previsíveis que permitiram o desenvolvimento da civilização humana está em risco devido ao abuso dos combustíveis fósseis e à destruição da natureza”

David Attenborough - naturalista britânico

“A Terra está falando conosco e está dizendo que não temos mais tempo”

Txai Suruí – Jovem indígena brasileira que discursou na COP26

“Não devemos declarar vitória aqui. Sabemos que progredimos, mas estamos longe dos objetivos que precisamos alcançar”.

Al Gore - jornalista, ambientalista e político norte-americano

"Não se consegue montar uma bioeconomia inclusiva na Amazônia competindo com uma economia ilegal como se tem hoje. O Brasil está perdendo um tempo precioso"

Mercedes Bustamante - Professora da UnB e membro da Academia Brasileira de Ciências

"Esta COP é apenas um evento de relações públicas, com lindos discursos e anúncios de promessas, mas não há ação. É um festival de ‘greenwashing’ do norte global”

Greta Thunberg – Ativista pelo Clima


 

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 - ODS13 - Portal É conosco







Saiba mais sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 – ODS13 – Ação Contra a Mudança do Clima