A reunião do G20 que precedeu a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, não conseguiu fechar um acordo para descontinuar o uso do carvão, e seus subsídios.
A COP26, vista como a última chance de evitar uma catástrofe ambiental, reúne mais de 30.000 delegados, entre eles, chefes de estado, especialistas em clima e ativistas para tentar um acordo de ação para enfrentar a mudança climática.
Estamos vendo eventos climáticos mais extremos ocorrendo em todo o mundo - incluindo ondas de calor, inundações e incêndios florestais.
No sábado, dia 6, uma passeata pacífica organizada para pedir “justiça climática” reuniu mais de 100.000 participantes em Glasgow, e aproximadamente 500.000, no Reino Unido.
Com o bordão:
“O que nós queremos? Justiça climática! Quando queremos? Agora!”,
Os jovens ativistas mostraram ao longo da manifestação, sua insatisfação com o que acreditam ser “papo furado” dos adultos que não conseguem colocar seus interesses abaixo das questões que importam para o futuro do planeta.
OS JOVENS NÃO ACREDITAM QUE O DISCURSO DOS ADULTOS SE TRANSFORMARÁ EM AÇÃO
Pesquisa do Newsround - BBC mostra que três em cada cinco jovens com idade entre 8 e 16 anos de idade disseram não achar que suas vozes estão sendo ouvidas sobre a mudança climática.
Quando questionados sobre as medidas tomadas pelos adultos para enfrentar o problema, mais de dois em cada cinco (41%) disseram que não confiam nos adultos para enfrentar os desafios que as mudanças climáticas apresentam.
É conosco separou algumas frases que traduzem o pessimismo que a falta de ação está provocando:
"É hora de dizer basta. Chega de maltratar a biodiversidade. Chega de nos matarmos com o carbono. Chega de tratar a natureza como lixo. Basta de queimar, perfurar e minar cada vez em maior profundidade. Estamos cavando nossa própria cova"
António Guterres - Secretário-geral da ONU
“Estamos em um desastre que está acontecendo todos os dias. Não podemos ficar calados sobre a questão climática.”
Vanessa Nakate – Ativista de Uganda
“Se falharmos, nossos filhos não nos perdoarão. Eles vão nos julgar com amargura e vão ter razão”
Boris Johnson - primeiro-ministro britânico
“O clima estável com estações previsíveis que permitiram o desenvolvimento da civilização humana está em risco devido ao abuso dos combustíveis fósseis e à destruição da natureza”
David Attenborough - naturalista britânico
“A Terra está falando conosco e está dizendo que não temos mais tempo”
Txai Suruí – Jovem indígena brasileira que discursou na COP26
“Não devemos declarar vitória aqui. Sabemos que progredimos, mas estamos longe dos objetivos que precisamos alcançar”.
Al Gore - jornalista, ambientalista e político norte-americano
"Não se consegue montar uma bioeconomia inclusiva na Amazônia competindo com uma economia ilegal como se tem hoje. O Brasil está perdendo um tempo precioso"
Mercedes Bustamante - Professora da UnB e membro da Academia Brasileira de Ciências
"Esta COP é apenas um evento de relações públicas, com lindos discursos e anúncios de promessas, mas não há ação. É um festival de ‘greenwashing’ do norte global”
Greta Thunberg – Ativista pelo Clima
Comments