top of page
Âncora 2
Âncora 1

Não se Preocupe, Está Tudo Sob Controle (só que não)

Aquecimento global - É conosco

Imagem de freepik

Tudo bem se eu ignorar os alertas dos cientistas e evidências sobre a crise climática?

Cientistas fazem medições de temperatura em todo o mundo ao longo de décadas, e ainda por cima procuram outras evidências climáticas, como registros de gelo, núcleos de sedimentos e anéis de árvores, para mostrar um aumento consistente da temperatura média global desde o final do século 19.


A maioria dos cientistas atribui este aquecimento a diversas atividades humanas, especialmente à emissão de gases de efeito estufa, como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), resultantes da queima de combustíveis fósseis, desmatamento e outras atividades industriais.


A ciência nos ajuda a entender e apreciar a beleza e a complexidade do mundo natural, incentivando o respeito e a preservação do meio ambiente. Ao compreender melhor como o mundo funciona, podemos agir de maneira mais responsável e sustentável em relação aos recursos naturais e à biodiversidade.


Tudo bem se eu deixar para as gerações futuras o ônus de lidar com as consequências das mudanças climáticas?

As futuras gerações (seus filhos e netos) esperam que os adultos, incluindo líderes políticos, empresariais e comunitários, tomem medidas decisivas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos das mudanças climáticas.


E não é só isso, as crianças e jovens esperam que os adultos assumam a responsabilidade pelas emissões de carbono e outros poluentes que afetam o clima. Isso inclui reconhecer o impacto das escolhas individuais e coletivas no meio ambiente e agir de maneira responsável para reduzir esse impacto.


Principalmente, elas esperam ser incluídas nas discussões e decisões sobre questões climáticas e desejam ser ouvidas e ter a oportunidade de contribuir com ideias e soluções para lidar com os desafios ambientais que enfrentarão em suas vidas.


Tudo bem se eu continuar apoiando empresas que priorizam o lucro em detrimento da sustentabilidade, garantindo meu conforto imediato?

As empresas com práticas sustentáveis, priorizam a sustentabilidade adotam uma série de práticas e políticas que visam minimizar seu impacto ambiental, promover o bem-estar social e garantir a viabilidade econômica a longo prazo.


Estas empresas “verdes” buscam reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, utilizam os recursos naturais de forma responsável, minimizando o desperdício, valorizam os direitos humanos e geralmente se envolvem ativamente com as comunidades locais onde operam.


Cada vez mais empresas estão reconhecendo a importância da sustentabilidade não apenas como uma responsabilidade corporativa, mas também como uma estratégia de negócios inteligente para criar valor a longo prazo, reduzir riscos e garantir a continuidade de suas operações.


Tudo bem que o mundo acabe, desde que eu não precise mudar meus hábitos?

Essa perspectiva reflete uma mentalidade individualista que ignora as interconexões entre os seres humanos e o meio ambiente. É importante reconhecer que as mudanças climáticas e outros desafios ambientais têm consequências que afetam a todos, independentemente de nossos hábitos individuais.


Mesmo que uma pessoa possa sentir que seus hábitos não têm impacto significativo no mundo, é fundamental entender que todas as ações coletivas têm consequências coletivas. Ao negligenciar a necessidade de mudanças de comportamento e práticas sustentáveis, contribuímos para um problema que afeta não apenas o presente, mas também o futuro das gerações vindouras e do planeta como um todo.


Portanto, em vez de adotar uma atitude de indiferença, é importante reconhecer a responsabilidade coletiva que todos temos na proteção do meio ambiente e na promoção da sustentabilidade. Isso envolve estar disposto a fazer mudanças em nossos hábitos e apoiar medidas que promovam um estilo de vida mais sustentável, visando proteger o planeta para as gerações futuras.

 
The Climate Reality Project Brasil

Saiba mais sobre as mudanças climáticas. Conheça o The Climate Reality Project Brasil, a filial brasileira do The Climate Reality Project, organização global criada pelo ex-vice-presidente e Nobel da Paz, Al Gore em 2006, com uma rede de mais de 20 mil voluntários pelo mundo, sendo quase 4 mil localizados no Brasil.



bottom of page