top of page
Âncora 2
Âncora 1

O Desafio das Alterações Climáticas: Uma Chamada à Ação Coletiva

Alterações Climáticad - É conosco

Imagem de ecossistema-e poluição_Freepik

Não dá mais para fingir que está tudo bem enquanto o planeta está esquentando e os desastres naturais estão se tornando mais frequentes e devastadores.


Muitas das nossas ações diárias estão contribuindo para agravar os desafios climáticos que enfrentamos e nosso estilo de vida está diretamente ligado a isso.


Um modelo de sociedade onde se corre atrás de dinheiro às custas da natureza, gerou um sistema econômico baseado no crescimento desenfreado e na exploração irresponsável dos recursos naturais... não ligamos para o amanhã, desde que o hoje esteja tranquilo. No entanto, o hoje já não é mais tranquilo.


Não devemos apenas lutar por um futuro sustentável, mas também devemos garantir que esse futuro seja inclusivo e justo para todos

Isra Hirsi - ativista americana e co-fundadora do US Youth Climate Strike


A natureza nos dá presentes maravilhosos, mas nós os tratamos como se fossem apenas mercadorias a serem exploradas. É como se esquecêssemos que dependemos da saúde do nosso planeta para sobreviver.


Estamos falhando em fazer o que é necessário para lidar de verdade com as mudanças climáticas.

O tempo está passando rápido e precisamos de soluções, agora! O problema é grande e complexo, mas não podemos nos deixar paralisar pelo medo ou pela apatia. É hora de agir.


O ativismo climático não é uma opção, é uma responsabilidade. Devemos usar nossas vozes e nossas ações para proteger o planeta e as futuras gerações

Jamie Margolin - ativista climática e cofundadora da organização Zero Hour


A verdade é que não estamos sozinhos nesse mundo. Somos todos interconectados, fazemos parte de um grande ecossistema que é muito mais frágil do que imaginamos. Não dá mais para pensar só em nós mesmos, competindo uns com os outros como se fosse uma corrida maluca.


No entanto, em meio aos desafios, há também espaço para a esperança e a ação. Reconhecendo a gravidade da situação, podemos unir esforços e recursos em prol de soluções eficazes e sustentáveis. Cada indivíduo, comunidade e nação tem o potencial de desempenhar um papel significativo na construção de um futuro mais resiliente e equitativo.


Ao invés de sermos dominados pelo desespero, devemos nos inspirar pela oportunidade de transformação e renovação. Juntos, podemos adotar medidas concretas para reduzir nossas pegadas ambientais, promover práticas sustentáveis e influenciar políticas que priorizem a preservação do meio ambiente.


Ao agirmos coletivamente, com determinação e solidariedade, podemos enfrentar os desafios das alterações climáticas e construir um futuro onde a harmonia entre o homem e a natureza seja não apenas desejável, mas alcançável. É hora de agir com coragem e visão, pois o que está em jogo é o nosso próprio futuro e o futuro das próximas gerações.

 

Conheça o The Climate Reality Project Brasil, a filial brasileira do The Climate Reality Project, organização global criada pelo ex-vice-presidente e Nobel da Paz, Al Gore em 2006, com uma rede de mais de 20 mil voluntários pelo mundo, sendo quase 4 mil localizados no Brasil.

bottom of page