top of page
Âncora 2
Âncora 1

Por que ainda temos dificuldade em nos tornarmos mais sustentáveis?

Por que ainda temos dificuldade em nos tornarmos mais sustentáveis? É conosco

arte-digital-o-homem-e-o-planeta- terra_Freepik

Se você está chegando agora no É conosco, permita que nos apresentemos: somos de uma geração que foi moldada por padrões e rotinas estabelecidas, criamos hábitos que foram se formando ao longo dos anos e que, por vezes, parecem quase impossíveis de serem quebrados. E isso não acontece apenas conosco.

Vivemos em um mundo que, por muito tempo, nos fez acreditar que recursos eram infinitos e que tudo estaria sempre disponível

Essa percepção distorcida de realidade nos afastou da noção de equilíbrio e limitação que, agora, se mostra imprescindível.


A mudança climática que está acontecendo agora é a ameaça mais urgente que a nossa espécie precisa enfrentar. Não existe alternativa, precisamos assumir nossa responsabilidade pelo futuro que estamos construindo para as próximas gerações.


Percebemos que, como muitos, ainda lutamos para incorporar diversas práticas sustentáveis em nosso cotidiano. E a resposta para essa luta não é simples; é uma combinação de diversos fatores.

Muitos, como nós, simplesmente não foram educados para entender completamente os efeitos das nossas escolhas diárias no meio ambiente.

Educação é um ponto crucial e em muitos sistemas educacionais, o ensino ambiental não é uma prioridade ou pode ser limitada.


Por mais que tentemos fazer o que está ao nosso alcance, precisamos o tempo todo, buscar mais informações sobre o real impacto das nossas ações e sobre alternativas mais sustentáveis.


A importância de estarmos determinados


Sabemos que, como consumidores, temos o poder de influenciar através das nossas escolhas e estamos determinados a fazer a nossa parte.

A transição para práticas e produtos mais sustentáveis pode ser gradual, mas é essencial

Estamos vendo com alegria, empresas e líderes começando a reconhecer a importância da sustentabilidade, servindo como inspiração para todos nós.


Modelos de negócios baseados em compartilhamento, como carona, aluguel ou troca, podem reduzir a necessidade de aquisição de produtos caros e promover o uso eficiente dos recursos.


Certificações de sustentabilidade também nos ajudam a identificar produtos genuinamente sustentáveis e podem justificar um preço mais alto.


A abordagem ESG emergiu como um elemento fundamental nas operações empresariais contemporâneas, não apenas como uma tendência momentânea, mas como uma transformação profunda e duradoura. As empresas reconhecem cada vez mais a importância de integrar o ambiental, social e a governança em suas estratégias de negócios.

Enfrentar a pressão social é um dos maiores obstáculos para quem deseja viver uma vida mais sustentável.

Já ouvimos muitas vezes que nossa contribuição seria insignificante diante dos enormes desafios ambientais, ou "Por que vocês estão fazendo isso quando tantas outras pessoas não estão?".


No entanto, temos encontrado comunidades e grupos que compartilham dos mesmos ideais. Juntos, trocamos experiências e nos apoiamos mutuamente, fortalecendo nossa resolução. Com eles, temos aprendido que cada um de nós tem o dever e a responsabilidade de tomar medidas conscientes para proteger o nosso planeta e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.


Mesmo juntos, cada um de nós está em uma jornada única

O É conosco, é fruto de muitas inquietações e provocações que a Sílvia Prado e eu, criadores e curadores do portal, nos permitimos encarar e debater e em vez de nos perdermos em julgamentos ou comparações, decidimos focar nossas ações individuais no impacto que podemos gerar.


Acreditamos que, com consciência e determinação, podemos fazer a diferença, e temos usado nosso expertise profissional com o objetivo de impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente, usando a comunicação como ferramenta de engajamento.


Nosso foco está em PESSOAS, HISTÓRIAS e CAUSAS interessantes e inspiradoras que buscam uma vida mais sustentável.

Geramos conteúdo original a partir de produções que buscam entender como nossas ações afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.


Te convidamos a conhecer um pouco do nosso trabalho acessando os botões abaixo:


Neste início de 2024, esperamos te ver por aqui, carregando conosco a responsabilidade e o compromisso de agir de forma mais sustentável, não apenas por nós, mas pelo planeta e para as próximas gerações.


Sérgio Lopes e Sílvia Prado, curadores do É conosco


 
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - É conosco

댓글


bottom of page