top of page
Âncora 2
Âncora 1

Que diferença uma pessoa pode fazer?




Em 2011, após um jantar Rebecca Prince-Ruiz teve um insight ao colocar o lixo na lata de coleta seletiva de sua casa.


Apesar de ser uma atitude correta, aquela ação não salvaria o planeta.


No dia seguinte, falou para um pequeno grupo de colegas do trabalho que tentaria ficar um mês sem usar plástico e perguntou se alguém a acompanharia neste desafio.


Começaram sem uma estratégia, apenas com a vontade de fazer diferença e um dos primeiros aprendizados foi que ao se iniciar um processo de mudança, ele rapidamente se transforma em hábito. Quanto mais se faz, mais fácil fica.


Em 2020, o pequeno grupo de Rebecca contou com 259 milhões de participantes em todo o mundo, evitando um desperdício de 825 milhões de quilos de plástico.


Julho sem plástico - Portal É conosco

A atualização do site informa que já chegaram em cerca de 326 milhões de participantes em 177 países.


FAÇA O QUE PUDER, ONDE ESTIVER


Aumentar a conscientização é essencial, mas apenas o primeiro passo para fazer parte da solução.


A criadora do “Plastic Free July ®” um movimento global que começou em uma cozinha, acredita que todos nós podemos tomar medidas para reduzir nosso impacto no meio ambiente.

·

Rebecca Prince-Ruiz | TEDxPerthSalon


Segundo a ONU Meio Ambiente, os oceanos recebem anualmente 12,7 milhões de toneladas de plástico, o que é uma ameaça à sobrevivência da vida marinha e muito provavelmente, o ser humano que consome animais marinhos está ingerindo plástico.


Os mais de 400 milhões de toneladas de plástico que são produzidas por ano no mundo, pioram o estado de poluição no meio ambiente.


Mar de plástico perto de Bali


É conosco navegou pelo site “Plastic Free July ®” que contém muitas dicas para quem quer começar a viver uma vida com menos plástico e convidamos a você a fazer o mesmo.


O QUE VOCÊ PODE FAZER


O site sugere que você pode começar devagar ou realmente se desafiar inspirando-se nas opções do menu.


Listamos algumas bem fáceis para você se animar:


Compre menos - Antes de fazer uma compra, pense: existe uma alternativa melhor? Eu preciso disso? Ou eu preciso muito disso?

Considerar a embalagem da sua compra é um bom ponto de partida para 'comprar menos'. Pensar em possíveis alternativas pode incluir: escolher o item com a menor quantidade de embalagem, trocar a embalagem de plástico por papel, ou mesmo escolher o produto avulso e sem embalagem ou a granel. Para produtos reutilizáveis, é melhor comprar algo projetado para durar para sempre do que algo que precisará ser substituído regularmente.


Muitas pessoas estão buscando um estilo de vida 'lixo zero' ao optar por recusar quaisquer produtos que provavelmente acabariam em aterros sanitários.


Vale a pena pesquisar termos como “obsolescência planejada”, “obsolescência percebida” e “economia circular”, se você está pensando em ter uma lixeira vazia!


Vistoria na lixeira - Faça uma inspeção na lixeira para descobrir todos os 'resíduos' que poderiam ser evitados, reciclados ou compostados.

Seja em casa, na escola ou no local de trabalho, as vistorias nas latas de lixo são uma ótima maneira de entender o lixo que você está gerando e descobrir qualquer engano sobre as formas de descartar.


Por exemplo, se sua vistoria mostrar que membros da família, colegas de classe ou colegas de trabalho estão colocando papelão na lixeira, você pode encaminhar para que seja reciclado.


Limpeza de praia / parque - Você pode fazer uma diferença imediata e real no meio ambiente limpando um parque ou praia. Reúna amigos e faça disso um dia!

Seria importante criar um plano de ação e listar o equipamento de que precisará para a atividade em grupo e pensar em como descartar o lixo no final da limpeza.


O site “Plastic Free July ®” tem alguns vídeos com boas referências para você agir. Confira!


O Plastic Free July ® é um movimento global que ajuda milhões de pessoas a serem parte da solução para a poluição do plástico - para que possamos ter ruas, oceanos e belas comunidades mais limpos.


Você aceitaria o desafio de fazer parte do "Plastic Free July" optando por recusar plásticos descartáveis?
 
ODS11 Cidades e comunidades sustentáveis - Portal É conosco







 

FONTES:

Rebecca Prince-Ruiz | TEDxPerthSalon: https://youtu.be/7Hmh-3leSQU

Mar de plástico perto de Bali: https://youtu.be/o_67s3W83oo

Plastic Free July - It's as easy as this!: https://youtu.be/V0PC8Mn4yNQ

bottom of page